Siga-nos no Facebook


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aromaterapia






  Praticada já há milhares de anos por povos antigos como egípcios, gregos e romanos, a aromaterapia é uma parte integrante na medicina alternativa. Constitui uma arte e uma ciência que consiste na utilização de óleos essenciais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, resinas e madeiras e tem como principal propósito auxiliar no tratamento de problemas físicos ou de ordem espiritual. Os óleos essenciais a esta prática, são extraordinariamente concentrados, aproveitando todas as propriedades dos produtos que os constituem, favorecendo desta forma a saúde e o bem-estar da mente e corpo.

Métodos de aplicação

  A nível externo - Pode ser aplicado diretamente na pele (diluído ou não), tratando desta forma de feridas superficiais ou problemas de pele.

  Massagens e banhos - Neste caso os óleos são inalados e absorvidos pela pele, entrando desta forma no sistema circulatório que os transporta para os órgãos.

  A nível interno - Ingerido através da diluição em água ou adicionada à alimentação ativam o sistema imunitário.

  Difusão no ar - Podem ser queimados como incensos, ou dispor em recipientes ao ar livre. Os óleos essenciais são captados pelas células olfativas e direcionados para o cérbero.

Óleos utilizados

  Camomila – Com propriedades calmantes, facilita a expressão de sentimentos. Utilizada em tratamentos de problemas emocionais e dermatológicos.

  Eucalipto – Facilita a circulação sanguínea, descongestiona as artérias. Bom para problemas respiratórios e ajuda ainda a combater a tristeza e problemas de solidão.

  Flor de Laranjeira – Transmite alegria, ajuda a um sono tranquilo melhorando o descanso, é eficaz no tratamento de insónias. Resolve problemas de depressão ou stress.

  Lavanda/Alfazema – Transmite equilíbrio, paz e tranquilidade. Torna o pensamento mais claro, ajuda na concentração e fortalece o organismo.

  Jasmim – Desenvolve o romantismo e a sensualidade, facilita o equilíbrio entre chacras, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar.

  Gengibre – Estimulante, transmite alegria e fomenta a criatividade, desenvolve o amor-próprio e a valorização pessoal, ajudando a pessoa a adquirir confiança em si própria. Facilita a digestão e ajuda a reduzir o cansaço.

  Rosa – Desbloqueia as emoções. Fomenta o amor e desperta o romantismo atraindo a beleza e a criatividade. Facilita a circulação do sangue, e ajuda a tratar de problemas no aparelho reprodutivo.

  Sândalo – Favorece a concentração e desenvolve a força interior promovendo uma sensação de tranquilidade e conforto, reduzindo o medo e a ansiedade.


Notas Finais

  É necessário ter cuidado ao utilizar esta terapia, pois só se deve utilizar uma pequena quantidade de óleos, sendo que quando usados em quantidade excessiva, dependendo do tipo de pele, pode irritar a mesma. Os óleos devem ser diluídos em óleo vegetal ou álcool. No caso de ser aplicado para massagens, devem ser usadas 3 gotas de óleo para cada colher de chá de óleo vegetal. Em caso de inalações, 1 gota de óleo pode ser suficiente, nunca excedendo as três.


  • Adicionar ao Twitter
  • Adicionar ao Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

 
AromaPrimavera © 2012 - Todos os direitos reservados
Template by Miguel Rosa - WebKit24